domingo, 24 de outubro de 2010

Caminho de Santiago de Compostela



Oi, pessoal!

A postagem de hoje vai ser um pouco diferente. Vou começar contando um pouco da história do lugar que eu visitei: Santiago de Compostela.

Catedral de Santiago de Compostela.
Excursão Erasmus 2010 - Universidade do Minho

O caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste da Espanha, onde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo.

Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo São João Evangelista. Tal como seu pai e seu irmão, era pescador no Mar da Galiléia, onde trabalhava com André e Simão Pedro (Mt 4, 21-22 e Lc 5,10). Tiago, Pedro e João foram os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus, sendo considerados os discípulos mais íntimos de Cristo, participando da Transfiguração e da agonia de Cristo no Monte das Oliveiras.

Pouco mais se sabe acerca da sua vida. De acordo com o texto bíblico, foi o primeiro apóstolo a morrer, após Herodes Agripa I, rei da Judéia, mandar decapitá-lo por volta do ano 44. É, aliás, o único apóstolo cuja morte vem narrada na Bíblia (At 12, 1-2).

Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago foi pregar a boa nova em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém.

Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanpasio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao Ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o em um bosque de nome Libredón.

O lugar foi esquecido até que, oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômenos que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.

Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local, encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro, originando o Caminho de Santiago de Compostela (Patrimônio da Humanidade desde 1993), que consiste, na realidade, em um conjunto de rotas, partindo dos mais diversos locais da Europa Ocidental (não há um ponto de partida definido).

Santiago de Compostela é, desde então, considerada a terceira cidade mais sagrada do cristianismo, depois de Jerusalém e Roma.

Detalhe interessante: São Tiago é festejado no dia 25 de Julho (meu aniversário!!! :D), data em que as relíquias foram achadas por Teodomiro. Toda vez que esse dia cai num domingo (como ocorreu este ano), tem-se o Jubileu Apostólico ou Ano-Santo Compostelano.

Fontes: www.santiago.com.br e wikipedia


Em breve, conto aqui como foi a viagem e coloco algumas fotos. Beijos pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário