sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Belíssima! - parte 3

Terça-feira, 02 de novembro de 2010. Pra minha infelicidade, meu último dia em Roma.

Acordamos bem cedo pra encarar a nossa missão: ver a maior quantidade de pontos turísticos possíveis num único dia, inclusive, chegando em todos eles antes do horário de encerramento. E lá fomos nós! Dessa vez, São Pedro resolveu nos auxiliar e mandar o sol pra iluminar nosso passeio.

Nosso plano, inicialmente, era passar no Panteão, correr pro Vaticano (porque esses eram os locais com horário de encerramento) e só depois ver os lugares. Nem tudo correu assim. De fato, nós fomos sim pro Panteão, mas não antes de tirar mais fotos no Altar de la Patria, agora que estava de dia e sem chuvas, ou de parar pra admirar tantos outros detalhes que víamos no caminho, como uma fila de vespas todas estacionadas numa ruazinha.


Altar de la Patria 2

Distrações pelo caminho...

Mais distrações pelo caminho...

Mas, voltemos ao Panteão. Inicialmente, ele era um templo ecumênico, dedicado a todos os deuses, construído com a intenção de abarcar a grande variedade de divindades cultuadas pelos romanos e pelos povos por eles conquistados. Em 608 d.C., foi cedido pelo imperador ao Papa e transformado em igreja cristã. Graças a isso, o Panteão foi conservado e é hoje a única construção da época greco-romana completamente preservada.

Quando eu lia sobre esse templo, imaginava que fosse um local enorme, e com representações dos diversos deuses a que foi dedicado a princípio. Na realidade, ele é bem diferente do que eu imaginava, pois nem é tão grande assim, e tá cheio de imagens sim, mas de santos católicos e outras referências cristãs.

A cúpula arredondada era pra reforçar a idéia de ecumenismo.

Panteão.

Panteão.

Pertinho do Panteão, ficava a Piazza Navona. Então, decidimos passar logo por lá, já que era no caminho para o Vaticano mesmo. O problema é que a praça é enorme e maravilhosa. Não dava pra dar apenas uma passadinha. Era preciso parar, admirar, observar as pessoas, e, claro, tirar várias fotos.

No centro da praça, há uma fonte. Isso não é novidade nenhuma. Na Europa, há quase tantas fontes quanto há igrejas e estátuas de reis. Mas as fontes romanas não são uma coisinha qualquer. Essa, a Fontana dei QuattroFiummi, foi esculpida por Bernini e representa os quatro grandes rios conhecidos à época: Nilo (África), Ganges (Ásia), Danúbio (Europa) e Rio da Prata (América). O mais interessante é que, como não se sabia onde ficava a sua nascente, o Nilo foi representado com os olhos vendados.

Fontana dei Quattro Fiummi.

Nilo.

:)

Além da obra de Bernini, a praça tem mais duas fontes, a Embaixada Brasileira e artistas talentosíssimos tentando vender suas pinturas. É de encher os olhos!

Embaixada Brasileira.

Piazza Navona.

Piazza Navona.

Nessa altura, já era a hora do almoço e nós ficamos por ali mesmo. Eu sei que vida de erasmus é sofrida e tudo mais, que a gente precisa economizar até a água que bebe, mas lá não dava pra ser assim. Já que estávamos na Itália, uma boa massa era obrigatória!

Hmmmm...

Rumo ao Vaticano novamente, passamos pelo Castelo de Sant'Angelo e tiramos algumas fotos. Como tudo em Roma, o castelo também tem uma história interessante. Foi construído em 139 para ser o mausoléu do imperador Adriano, passando a ser um edifício militar por volta de 403, tendo sua estrutura bastante alterada.

Em 590, quando Roma estava sendo assolada por uma epidemia de peste, o Papa Gregório I afirmou ter visto o arcanjo São miguel no topo do castelo, segurando sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício desde então.


Castelo de Sant'Angelo.

E, enfim, chegamos ao Vaticano!
Mas deixa mais um suspensesinho. Essa parte fica pra próxima postagem. ;D

Um comentário:

  1. Olá Ingrid!
    Estou navegando pelos blogs paraibanos e conhecendo uma Paraíba contada pelos seus moradores, que até então não conhecia e estou encantado por esse Estado!
    Nossa que legal, conheceu Roma! As fotos ficaram lindas!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir