segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Belíssima! - parte 2

Então, vamos lá.

Passada a primeira impressão de que Roma é um lugar fedido, a cidade logo começou a nos encantar. A começar pela Igreja de Santa Maria Maggiore, que não só é lindíssima por dentro, como também tem uma história bem interessante (ah, antes de viajar nós fizemos a tarefinha de casa direitinho e pesquisamos tudo que podíamos sobre a cidade pra escolher a que locais nós daríamos prioridade, já que teríamos apenas dois dias lá).

Enfim, diz a lenda que o papa Liberius mandou construir a basílica após uma aparição da Virgem Maria nos sonhos dele próprio, de um cidadão local e de sua esposa. O local teria sido indicado, então, por uma miraculosa queda de neve na noite de 4-5 de agosto de 352. Por isso, a igreja já ter sido chamada também de Nossa Senhora das Neves. Tal acontecimento é lembrado ainda hoje numa celebração em que são jogadas pétalas de flores no local e a basílica tem a denominação atual por ser a maior igreja romana dedicada à Maria, dentre as 26 existentes.


Basílica Santa Maria Maggiore.

Basílica Santa Maria Maggiore.

Basílica Santa Maria Maggiore.


Da Basílica, seguimos pelas ruazinhas, passamos pelo Jardim onde fica a Domus Aurea (ruínas do antigo palácio de Nero) e nos deparamos, sem aviso prévio, com o Coliseu. Aí sim eu posso dizer que, pela primeira vez, me senti na Europa! Foi mesmo emocionante ver ali na minha frente o monumento que todos reconhecem facilmente em qualquer fotografia. É gostoso pensar que eu já estive ali...

Oi, estive em Roma! ;D

Coliseeeu!! :D :D :D

Mas foi só me aproximar um pouco mais pra começar a achar que teria que me contentar apenas com uma visão exterior do Coliseu mesmo. As filas pra entrar eram gigantescas e nós não tínhamos tempo a perder de maneira nenhuma, nem mesmo esperando pelo Coliseu.

Enquanto não decidíamos o que fazer, vinheram uns homenzinhos vestidos de gladiadores, cheios de simpatia e conversa, se oferecendo pra tirar fotos conosco. O que eles esqueceram de avisar é que isso tinha um preço. Tudo bem, isso não é surpresa, mas o preço que eles cobravam já era quase extrosão. Ahhh, assim não. Apaga a foto e deixa isso pra lá!

A única que nos restou, só porque ele não viu quando eu tirei...

Daí fomos dar uma olhada em volta, mapas nas mãos, tentando identificar o que é cada coisa. Ali em volta fica também o Palatino e o Fórum Romano, que nós acabamos por decidir visitar também. Aqui vai uma informaçãozinha turística: a entrada custa 12 euros, inclui o Coliseu, o Palatino e o Fórum, e depois que você entra em um, pode furar a fila do outro. Daí é só deixar o Coliseu por último, já que ele tem as filas maiores.

Nesse meio tempo, começou a chover bastante, os ambulantes fizeram a festa vendendo guarda-chuvas e nós nos conformamos que as fotos não seriam nenhuma maravilha. Só que a chuva foi piorando, piorando, deixando claro que não era algo passageiro. Começaram os relâmpagos e os trovões e a gente lá, bravamente, fazendo turismo embaixo do aguaceiro.

Basicamente, o Palatino e o Fórum são compostos por ruínas. Mas não exatamente do jeito que a gente vê na wikipedia ou google images. Ou, pelo menos, não debaixo de toda aquela chuva. Ainda assim, valeu a pena a aventura. Algumas cenas vão ficar mesmo marcadas, como Aline colocando sacos plásticos nos pés pra não estragar a bota de camurça, ou eu mesma parecendo uma trombadinha, com o cabelo todo enfiado dentro de um gorrinho preto.


"Chove, chuva / chove sem parar..."
Não era brincadeira a história dos saquinhos e do gorrinho...

Ruínas do Fórum Romano.

A chuva deu uma treguinha rápida e poucas foram as fotos que se salvaram...

Mais ruínas.
Êêê, parou de chover!

E, finalmente, o interior do Coliseu. A princípio, não me causou aquele impacto que a visão do exterior proporcionou (deve ser porque a imagem já se tornou um ícone e tudo mais), mas ainda assim é bem legal estar ali e imaginar as arquibancadas lotadas e os gladiadores lutando na arena, apesar de toda a brutalidade e do circo de horrores que era aquilo tudo.

Curiosidades a respeito do Coliseu:
1. Os historiadores acreditam que ele foi construído onde outrora havia sido o lago do Palácio Dourado de Nero, a mando do imperador Vespasiano, que pretendia apagar o mal causado por Nero através de uma construção gloriosa.
2. Segundo um documentário do History Channel (citado pela wikipédia.. hahaha), o Coliseu também era usado para a realização de batalhas navais, graças a um sistema de aquedutos que trazia a água de longe para inundar o anfiteatro.
3. Hoje, o anfiteatro se encontra em ruínas não só pela ação do tempo, mas também devido aos terremotos e aos sucessivos saques dos materiais nobres com que foi construído, em especial o mármore.


Coliseu.

Coliseu.

Depois de tanta chuva, só nos restava voltar ao hostel, tomar um banho e comer uma bela massa antes de cair na cama. No caminho de volta, passamos ainda pelo Altar de la Patria, um monumento a Vittorio Emanuelle II (não sei quem ele foi, mas com certeza era alguém importante, pois várias coisas lhe faziam referência: monumento, estátua, avenida, etc). Como esse monumento fica numa das principais avenidas, nós acabamos tirando fotos lá em vários momentos diferentes. Primeiro: anoitecendo, no meio da chuva e do vento.

Altar de la Patria. (1)

Depois do banho, faltava ainda um detalhe importante antes de sair pra comer: secar nossos calçados! A chuva deixou tudo encharcado e, naquele frio, não dava pra sair de havaiana, nem muito menos calçar a bota molhada. Sorte que no banheiro do hostel tinha secador de cabelo. Só lamento não ter tirado uma foto dessa cena...

Agora, minha opinião sobre a massa italiana: deliciooooosa! Não é nada do outro mundo, não. Em João Pessoa mesmo, ou qualquer outro lugar, você pode comer um espaguete tão gostoso quanto o que eu comi lá, mas com aquela massinha caseira, já é mais difícil. E depois de tanta andança e de tanta água, era justamente o que eu precisava.

Hmmmm...

Não havia maneira melhor de encerrar a noite. Acredito que não há maneira melhor de encerrar essa postagem também (até porque eu sei que já ficou beeem longa). Mas logo logo eu conto o resto da aventura aqui. Beijos pra todo mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário